O que é endometriose?

Para entender o que é endometriose é preciso lembrar que o útero tem duas camadas principais: uma parte muscular mais espessa, chamada miométrio, e outra parte interna que reveste internamente o útero, o endométrio.

O endométrio é o tecido que cresce naturalmente todos os meses de acordo com o estímulo dos hormônios do ciclo menstrual, sempre aguardando a implantação de um embrião. Caso não ocorra a gravidez, esse tecido é descamado e eliminado por via vaginal: o sangramento menstrual.

O que é endometriose

Sistema Reprodutor Feminino

Em virtude de alguma atividade fisiológica que foge do padrão, o endométrio pode se implantar fora do útero. Esses implantes são então denominados os focos ou lesões de endometriose.

=

Assim, endometriose é a presença do tecido que reveste a cavidade uterina, o endométrio, fora de sua localização original.

O que é endometriose

Sistema Reprodutor Feminino com Endometriose

Endometriose: saiba mais no vídeo abaixo.

Dados Populacionais

Não se sabe ao certo o número de mulheres com endometriose, porque o diagnóstico final da doença depende de cirurgia e biópsia de alguma lesão que confirme tratar-se de endometriose.

No entanto, dois pontos devem ser considerados nessa questão:

=

Mulheres que não apresentam sintomas da doença podem ter endometriose;

=

Devido a diversos problemas nos sistemas de saúde, nem todas as mulheres com sintomas conseguem ser avaliadas de forma especializada, realizar os exames adequados e chegar ao diagnóstico e tratamento corretos.

Porcentagem estimada de mulheres com endometriose:

Com isso, considera-se que 10 a 15% das mulheres em idade reprodutiva apresentam endometriose, o que significa por volta de 6 milhões de mulheres no Brasil (e 180 milhões de mulheres no mundo). Em pacientes com dor pélvica ou infertilidade, a presença da doença alcança índices de 50 a 60% das mulheres, havendo diversos estudos ao redor do mundo que tentaram identificar esses números.

Porcentagem estimada de mulheres com endometriose