Tel : 11 2151.9017 / 11 3081.7003 contato@endometrioseonline.com.br

Tratamentos

O tratamento da endometriose deve ser feito em concordância com a presença dos sintomas da doença, podendo ser diferente para quem tem dor pélvica ou infertilidade.

Importante relembrar que, após a consulta com o especialista, as pacientes com suspeita clínica da presença de endometriose devem realizar o exame de imagem especializado (ultrassom transvaginal e pélvico com preparo intestinal), etapa fundamental para não se perder nenhum dado ou não haver estimativa incorreta da doença.

=

O exame ginecológico e de imagem normais não significam necessariamente ausência de endometriose, tendo em vista que as lesões superficiais não são possíveis de serem diagnosticadas sem a visualização direta por meio de videolaparoscopia.

Por outro lado, alteração de exame físico (nódulos e espessamentos retrocervicais, vaginais ou no reto, assim como aumento dos ovários) associada ao exame de imagem sugestivo de endometrioma de ovário e/ou doença infiltrativa profunda, nos seus diferentes locais de acometimento, alcançam níveis altos de precisão na suspeita da doença.

Saiba mais sobre cada tratamento:

Clínico

Com a avaliação inicial, quando a paciente tem sintomas dolorosos mas não tem desejo de engravidar, exceto em situações graves, é indicado tratamento clínico hormonal e analgésico.

Cirúrgico

A cirurgia é indicada para as pacientes que apresentam dor e não melhoram com tratamento hormonal, ou para aquelas com quadros avançados.

Complementar

Conheça as outras formas de tratamento complementar que podem auxiliar no alívio dos sintomas.