Entenda as causas, sintomas e tratamentos
Para entender o que é endometriose, antes de falar dos tratamentos, é preciso lembrar que o útero tem duas camadas principais: uma parte muscular mais espessa, chamada miométrio, e outra parte interna que reveste internamente o útero, o endométrio.
O endométrio é o tecido que cresce naturalmente todos os meses de acordo com o estímulo dos hormônios do ciclo menstrual, sempre aguardando a implantação de um embrião. Caso não ocorra a gravidez, esse tecido é descamado e eliminado por via vaginal: o sangramento menstrual.
Sistema Reprodutor Feminino
Em virtude de alguma atividade fisiológica que foge do padrão, o endométrio pode se implantar fora do útero. Esses implantes são então denominados os focos ou lesões de endometriose.
“Endometriose é a presença do tecido que reveste a cavidade uterina, o endométrio, fora de sua localização original.”
Sistema Reprodutor Feminino com Endometriose
Dados Populacionais
Não se sabe ao certo o número de mulheres com endometriose, já que o diagnóstico final da doença depende de cirurgia e biópsia de alguma lesão que confirme tratar-se da doença.
No entanto, dois pontos devem ser considerados nessa questão:
Mulheres que não apresentam sintomas da doença podem ter endometriose;
Devido a diversos problemas nos sistemas de saúde, nem todas as mulheres com sintomas conseguem ser avaliadas de forma especializada, realizar os exames adequados e chegar ao diagnóstico e tratamento corretos.
Porcentagem estimada de mulheres com endometriose:
Mulheres em idade reprodutiva que apresentam endometriose
- 15 % Apresenta Endometriose
- 85% Não apresenta endometriose
Cenário de mulheres com dor pélvica ou infertilidade
- 65% Apresenta Endometriose
- 35% Não apresenta endometriose
Com isso, considera-se que 10% a 15% das mulheres em idade reprodutiva apresentam endometriose, o que significa por volta de 6 milhões de mulheres no Brasil e 180 milhões de mulheres no mundo. Em pacientes com dor pélvica ou infertilidade, a presença da doença alcança índices de 50% a 60% das mulheres.