A endometriose intestinal é uma condição na qual o endométrio – tecido que reveste internamente o útero – se aloja em torno das paredes do intestino. Se existirem somente aderências no local, a doença é considerada superficial. Quando as lesões penetram a superfície, são maiores que 5mm e atingem a parede do órgão, ela é classificada como endometriose profunda.
Os locais mais comuns da endometriose no intestino são:
- Reto
- Sigmoide
- Apêndice
- Íleo
- Ceco
Sintomas da endometriose intestinal
Os sintomas mais característicos desse tipo de endometriose são as alterações relacionadas ao hábito intestinal relacionadas ao fluxo menstrual, como dor à evacuação, diarreia ou prisão de ventre e sangramento nas fezes somente durante a menstruação. Porém, esse quadro clínico é variável, há mulheres que não têm sintomas, enquanto outras podem apresentar alguns ou todos e não associa-los diretamente à menstruação.
Diagnóstico da endometriose intestinal
A suspeita da endometriose intestinal surge de acordo com os sintomas, o exame ginecológico e o resultado dos exames de imagem – a ultrassonografia pélvica e transvaginal com preparo intestinal ou a ressonância magnética.
Tratamento da endometriose intestinal
Quadros de endometriose intestinal podem ser tratados com hormônios, que podem controlar os sintomas dolorosos, ou com cirurgia, de acordo com cada situação clínica, idade da paciente, desejo de engravidar, assim como a extensão das lesões.
Para decidir qual a melhor abordagem, é fundamental que a paciente passe por consulta médica e realize os exames clínicos e de imagem para obter informações precisas sobre a endometriose como um todo, incluindo o acometimento intestinal.
A cirurgia, quando indicada, é realizada por equipe multidisciplinar – ginecologista e coloproctologista – preferencialmente por via laparoscópica, procedimento minimamente invasivo, com pequenas incisões no abdômen, por onde são retirados todos os focos da doença. O período de internação hospitalar dependerá da complexidade da cirurgia, chegando a apenas um ou dois dias, na maioria dos casos. Diversos estudos mostraram que a cirurgia para endometriose profunda intestinal revelou-se efetiva, oferecendo alívio importante dos sintomas com melhora significativa da qualidade de vida.
Para o bom acompanhamento clínico, é essencial passar por consultas regulares com um ginecologista para manter a saúde sob controle.