A síndrome dos ovários policísticos (SOP) é um distúrbio hormonal bastante comum, caracterizada por ciclos menstruais irregulares, maior produção de testosterona e presença de vários pequenos cistos nos ovários.
Ocorre em torno de 5 a 10% das mulheres em idade reprodutiva e a causa exata da SOP ainda é desconhecida. Há indícios de que haja um fator genético envolvido e estudos indicam uma possível ligação entre a doença e a resistência à ação da insulina no organismo, gerando um desequilíbrio hormonal e alteração no processo habitual de ovulação.
SINTOMAS DA SOP
Os sintomas da síndrome dos ovários policísticos costumam se manifestar na puberdade e podem se manter com o passar do tempo. No entanto, variam de uma mulher para outra.
- Menstruação irregular: períodos de menstruação intensa e prolongada, períodos com intervalos maiores, podendo chegar a vários meses sem fluxo menstrual
- Aumento de pelos: em geral em lábio superior, queixo, costas, ao redor dos mamilos e ao longo da linha media do abdome inferior
- Ganho de peso
- Acne
- Queda de cabelo
- Pequenos cistos nos ovários identificados em ultrassonografia.
DIAGNÓSTICO DA SOP
Não há um teste específico para diagnosticar a doença. Para ter o diagnóstico confirmado, a paciente deve apresentar dois ou três sintomas combinados e o médico deverá considerar todos os sinais, descartando outras doenças.
Para isso, é importante analisar:
- Quadro clínico
- Exame físico
- Dosagens hormonais
- Ultrassonografia pélvica ou transvaginal
TRATAMENTO DA SOP
Por se tratar de uma doença crônica, o tratamento da síndrome dos ovários policísticos atua nos sintomas e deve estar acoplado ao incentivo a uma dieta alimentar e a prática de atividade física, que auxiliam no controle de diversas disfunções. Reduções em torno de 5-10% do peso corpóreo têm bom impacto, melhorando a sensibilidade à insulina e reduzindo fatores de risco para doença cardiovascular.
Dentre as opções medicamentosas, contraceptivos hormonais são a terapia de primeira linha para anormalidades menstruais, hirsutismo (excesso de pelos) e acne em mulheres com SOP e que não desejam engravidar.
Hipoglicemiantes orais podem ser usados nos casos de resistência à insulina.
O clomifeno, um indutor da ovulação, apresenta bons resultados nos casos de eventual dificuldade para engravidar. Além dele, podem ser adotadas as gonadotrofinas para estimulação dos ovários.
Como há propensão ao ganho de peso, o tratamento pode incluir medicamentos para prevenir o diabetes e outros para evitar o colesterol elevado.
RECOMENDAÇÕES
Pratique atividades físicas por pelo menos 30 minutos, cinco dias por semana, e controle seu peso com dietas de baixo teor de carboidratos.
Não subestime seus sintomas, não deixe de fazer os exames ginecológicos e consulte regulamente seu ginecologista.