Cuidados com o hábito intestinal podem auxiliar as pacientes com endometriose

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A mulher que tem endometriose e constipação pode apresentar dores abdominais, as chamadas cólicas, que podem ou não estar associadas à doença. O intestino pode não funcionar bem naturalmente ou devido à intervenção cirúrgica para retirada dos focos em parte da parede intestinal, que muitas vezes se fez necessária na estratégia do tratamento.

 

A boa notícia é que essas cólicas podem melhorar na medida em que se tomam alguns cuidados diários. Vamos a três dicas:

 

1. Atenção à flora intestinal! Existem em torno de 400 tipos diferentes de bactérias no intestino, entre benéficas e nocivas à saúde. O objetivo para darmos atenção à flora intestinal é termos maior prevalência das benéficas, que vão competir por espaço e por nutrientes, evitando assim que as nocivas prosperem. O ambiente intestinal saudável, além de favorecer a boa formação das fezes, pode auxiliar a imunidade (já que uma parte do sistema imunológico se encontra no trato gastrointestinal) e melhorar a absorção de nutrientes. Há alimentos que podem fazer esse papel, como os iogurtes e o quefir, mas há também sachês ou cápsulas com probióticos que podem ser prescritos, caso a caso.

 

2. Você sabia que o consumo ideal de fibras é de 25 a 35 gramas por dia e que parte das mulheres com endometriose não consegue cumprir essa recomendação? Atenção então ao consumo diário e regular de alimentos que podem melhorar essa conta final:

 

  • Os carboidratos tem as fibras em suas cascas, ou seja, na sua versão integral. Optar por arroz integral ou sete grãos e por pão feito com farinhas integrais são boas escolhas.

 

  • Os farelos (aveia e trigo) também são ricos em fibras e podem ser facilmente adicionados à uma fruta ou iogurte.

 

  • Quanto às frutas, melhor consumi-las com a casca e com o bagaço, já que aí estão grande parte das fibras. Que tal consumir pelo menos 3 frutas ao dia, começando a manhã com uma mais laxativa como, por exemplo, mamão ou ameixa?

 

3. Lembrar do consumo de água! Parece algo simples, mas a grande maioria das pessoas esquece de beber água. Ao chegar no trabalho, encher 2 garrafinhas de água e deixar próximo de você pode ser um mecanismo que vai efetivamente ajudar a colocar isso em prática. O objetivo não é enfeitar a mesa… mas sim esvaziar as garrafas!

Simone Getz – Nutricionista

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