Endometriose: conheça os sintomas que não devem ser ignorados

  • home
  • /
  • Endometriose
  • /
  • Endometriose: conheça os sintomas que não devem ser ignorados

Muitas mulheres podem ter endometriose e não saber. Isso ocorre pois muitas vezes os sintomas são ignorados e a doença ganha verdadeira atenção apenas quando a mulher tenta engravidar e não consegue. Porém, a endometriose, quando diagnosticada e tratada, pode aliviar a maioria dos sintomas que as mulheres julgam normais, e melhorar a qualidade de vida das pacientes.

Confira alguns dos sintomas que parecem normais, mas que não devem ser deixados de lado:

 

1 – Cólica menstrual

As dores pélvicas são um sintoma comum durante a menstrual, mas ligue o sinal vermelho se elas forem muito fortes e/ou continuarem mesmo após a menstruação ter acabado. Fique de olho se a dor pélvica, sem relação com o ciclo menstrual, continuar por pelo menos seis meses, sem melhora com a utilização de analgésicos.

 

2 – Dor no fundo da vagina durante a relação sexual

As dores durante relações sexuais já são um indicativo de que algo não está bem, mas dores no fundo da vagina podem ser um indicativo de endometriose.

 

3 – Alterações no hábito intestinal durante a menstruação

Dor e dificuldade para evacuar, diarreia e/ou sangramento durante o período menstrual são alguns dos sintomas da endometriose. Os sintomas também podem ser seguidos também de dor e sangramento ao urinar.

 

4 – Dificuldade para engravidar

Quando o casal tem vida sexual ativa (duas ou mais relações sexuais por semana), não utiliza método contraceptivo por pelo menos um ano e mesmo assim não consegue engravidar, é recomendável investigar pois pode ser endometriose.

 

Você se identifica com um ou mais sintomas parecidos? É importante não ignorar e relatar ao seu ginecologista, pois o tratamento da endometriose pode oferecer uma melhora de 60% a 70% no quadro clínico e nas dores.

 

Leave a Comment

sing in to post your comment or sign-up if you dont have any account.

%d blogueiros gostam disto: